Aconteceu no dia 30 de setembro de 2011 na ESCOLA MUNICIPAL JESUS BOM PASTOR no turno vespertino, com duração de 04 horas, a 1ª oficina para formação dos pais dos alunos. Estavam presentes aproximadamente 50 participantes dentre eles: pais, avós, tios, irmãs, alunos monitores, a diretora além do professor Wellington.
A oficina foi iniciada pelo professor Wellington, pois houve atraso no deslocamento da professoras Gizélia e Saionara devido a problemas de logística da Secretaria de Educação de Barro Preto. Entretanto, este fato não causou prejuízo ao evento, pois o professor supracitado conduziu muito bem o encontro segundo planejamento que fora previamente divulgado.
O professor Wellington ajudou os pais a compreenderem a importância do laptop na aprendizagem dos filhos, além de ajudá-los na aquisição de alguns comandos como ligar/desligar, reconhecer alguns ícones, acesso a internet, entre outros. Ao chegarmos, às 15 horas iniciamos uma conversa informal sobre a utilização do laptop em casa e na escola, destacando alguns pontos relevantes incitando aos responsáveis a relatarem o uso do laptop não só pelos alunos, mas também pela família. A conversa foi fluindo naturalmente e os depoimentos foram sendo registrados: uma mãe da educação infantil relatou que aquele era o primeiro contato que tivera com o laptop, pois sua filha era pequenina e por isso não o levava para casa (a diretora deixou claro que se as mães dos pequeninos desejassem o laptop bastava se dirigir a escola e o acesso seria liberado); um pai ressaltou que a filha havia cobrado dele a participação nesta formação e que a mesma o ajudava a manusear o instrumento em casa, outros responsáveis salientaram que os filhos estavam tendo cuidado para não causar qualquer dano ao laptop.

Nós, as professoras do NTE 05, dissemos aos pais que poderiam conversar com a gestão da escola e em determinados momentos, nos finais de semana e até mesmo nas férias, os pais poderiam ir à escola para utilizar o laptop e a internet, já que a mesma está lá pronta para o uso, bastando apenas entendimento entre as partes envolvidas.
Em seguida assistimos ao vídeo Família uca Bom Pastor disponível no youtube que contém depoimentos dos professores, diretora e coordenadora sobre a importância do projeto na escola.
Também mostramos rapidamente como pesquisar na internet, navegaremos em alguns blogs como o do professor Tinho, o Jornal de Pesquisa, O Pimenta na Muqueca, Barro Preto Acontece, etc. Falamos das Redes Sociais especialmente o Orkut, visitamos a Wikipédia.
O nosso objetivo foi mostrar aos pais que a internet é muito útil no cotidiano, inclusive para a comunicação com parentes distantes através de e-mails e das redes sociais. Além disso, ajuda a mostrar a realidade do lugar contribuindo assim para encontrar soluções para os problemas. Enfatizamos a necessidade de acompanhamento dos adultos responsáveis na navegação dos filhos e que estes devem ser alertados constantemente para o uso seguro da rede web que abre as portas do mundo deixando a todo tipo de informação e contato com pessoas de diferentes padrões morais e que os cuidados não era só para os filhos, mas também, os pais deveriam estar sempre alertas inclusive no que se refere a postagens de fotografias, endereços, números de documentos.
Encerramos o nosso encontro a contento de todos e com um grande coral dizendo: "valeu, foi muito bom", rsrs. Os pais sugeriram que outros momentos como estes deveriam acontecer. O encontro foi positivo, a dedicação e o entusiasmo dos envolvidos foram extremamente gratificantes.
Bjos carinhosos
Giz e Sai.
Giz e Sai.
![]() |
Nenhum comentário:
Postar um comentário